sábado, 25 de julho de 2009

Gripe A (H1N1)




Bem, como todos sabem, está à ocorrer uma pandemia à nível global. À quem diga que isso está tão mal que os filmes de zombis já não metem medo!

Segundo os jornais, "A propagação do vírus H1N1 da gripe A poderá atingir "em breve" todos os países do Mundo", admitindo também um porta-voz da Organização Mundial de Saúde (OMS).

Se considerarmos que a propagação deste vírus já atingiu 160 dos 193 Estados-membros (da OMS), estamos próximos de atingir os 100 por cento, mas isso ainda não aconteceu.

Sobre as vítimas mortais, penso que estamos próximos dos 800 mortos.

Mas isso não é assim tão mau. Apesar do virus propagar-se muito eficazmente, existe cura caso os sintomas da doença tenham se apresentado a menos de dois dias, o doente ainda poderá discutir com o seu médico a possibilidade de se usar um tratamento anti-viral.
O período de incubação - tempo entre o contágio e o início dos sintomas da doença - é de 1-2 dias.

Sintomas:

febre
calafrios
suor excessivo
tosse seca - pode durar mais de duas semanas
dores musculares e articulares (dores no corpo) - podem durar de 3 a 5 dias
fadiga - pode levar mais de duas semanas para desaparecer
mal-estar
dor de cabeça
nariz obstruído
irritação na garganta

Portanto, jovenzada, têm tudo aqui para não estarem tão assustados.....

1 comentário:

  1. Eh fato q essa gripe tah matando um numero consideravel de pessoas pelo mundo, mas acho q as pessoas tbm estaum se alarmando dmais, como e o kso de mta gnt q conheco q vive esterilizando as maos, claro q devemos manter a higiene principalmente neste momento, mas tem gnt q jah beira a paranoia, akbam ateh desenvolvendo TOC.

    ResponderEliminar